A renovação antecipada das concessões ferroviárias de carga

Há duas semanas atrás eu gravei um vídeo sobre isso, começava a mostrar os erros deles, para tentar evitar mais uma vez um contrato injusto com o povo brasileiro, no entanto as notícias vindas de Brasília, mostram que a demora na antecipação da renovação, vem da falta de cumprimento do contrato atual.

Eu sempre reclamei do contrato atual, sempre coloquei como um grande erro, pois ao invés de se arrendar a um operador, o Brasil arrendou a transportadoras. Elas se desenvolveram a partir do material rodante da RFFSA, cresceram, compraram o seu material, mas isso impediu o surgimento de outras transportadoras, além de se criar um monopólio sobre o transporte. Nenhuma outra transportadora ferroviária de carga se desenvolveu, e onde as linhas não eram interessantes para suas cargas, elas foram abandonadas. O País perdeu muito com isso, e recentemente todo o material oriundo da RFFSA foi vendido como sucata, tudo permitido por diversas portarias da ANTT, mas parece que depois das prisões de alguns diretores da agencia, outras pessoas entraram lá, e aí, o que antes era só felicidades para eles, virou um pesadelo e agora podem ter o contrato suspenso, em vez de renovado.

Sem falar que a antecipação da renovação é baseada na Lei 13448/17 oriunda de uma MP do governo Dilma, e sancionada no governo Temer. Só que por conter diversas inconstitucionalidades, deve ser julgada uma ADI no dia 20 de fevereiro. E coloca tudo que foi acordado nos governos anteriores fora, e todo o acerto terá de ser refeito.

E surgiu um outro fator, para que as transportadoras não investirem na malha do Sudeste, se o governo fizer a ferrovia até o Pacifico? Elas terão uma viagem mais longa, isso vai gerar um frete maior, e uma diminuição no tempo de viagem do navio.

Os erros continuarão a serem mostrados, caso a antecipação aconteça, a cobrança por um contrato justo é a meta, aguardem os próximos capítulos.

Carlos Senna Jr.

MTB 32447/RJ

carlossennajrjornalista@gmail.com


© 2018 Todos os direitos reservados. Design by: Realidade Virtual